segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cor de burro quando foge?

Que cor será que tem o burro quando foge?!!! As cores fazem parte do nosso dia a dia e estão impregnadas de significados. Mas, com certeza, nem todos os estudos teóricos das cores, é passível que chegar a uma conclusão sobre qual é a cor do burro quando ele foge! 

A expressão coloquial “cor de burro quando foge” teria nascido da antiga expressão “corro de burro quando foge”, pois quando foge o animal fica sem controle, agressivo, furioso, causando medo. Portanto, as pessoas devem correr do burro quando ele foge. O gramático, latinista e médico por profissão, Antônio de Castro Lopes teria sido o primeiro a registrar tal expressão que, a princípio, nada teria a ver com a cor do animal. Mas a mudança da expressão para “cor de burro quando foge”, tem como sentido referir-se a cor indefinida, empardecida, como a cor do animal! A expressão foi empregada por Joaquim Manoel de Macedo no clássico “A moreninha” em 1844: "(...) meu amigo Fabrício, que talvez acaba de chegar de alguma visita diplomática, vestido com esmero e alinho, porém tendo a cabeça encapuçada com a vermelha e velha carapuça do Leopoldo; este, ali escondido dentro de seu robe de chambre cor de burro quando foge, e sentado em uma cadeira tão desconjuntada que, para não cair com ela, põe em ação todas as leis de equilíbrio, que estudou em Pouillet". 

Talvez, a inversão ou mudança da expressão, assim como tantas outras, tenha acontecido pela admirável capacidade humana de ouvir mal e reinterpretar as palavras transformando-as em expressões absurdas e até engraçadas! Muitas das expressões populares são produtos da modificação criada por seus ouvintes.
 
Então: corra de burro quando foge e também das cores de burro quando foge, porque é uma das poucas que não favorece absolutamente ninguém!
 
 

Um comentário:

  1. Apenas um senão, Antônio de Castro Lopes, cunhou a expressão em 1852. Ora, se Joaquim Manoel de Macedo, publicou a expressão "cor de burroquando foge" em 1944, o mais provável é que tenha sido o oposto a acorrer, ou talvez uma tentativa patética de explicar uma expressão idiomática que muita das vezes não faz sentido. Por outro lado, a expressão "Corre do burro quando foge" não está registada em nenhuma parte no "velho continente" o que mais uma vez nos leva a pensar sobre a verdadeira origem da expressão.

    ResponderExcluir